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5.4.06

Educação e tecnologias da comunicação e da informação

EMENTA DA DISCIPLINA

Empreender cunho de contemporaneidade ao processo de formação de professores e favorecer a utilização dos recursos das tecnologias da comunicação e da informação na direção de aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

Conteúdo programático:

O conceito de pós-modernidade

As tecnologias de comunicação e informação (TIC’s)

LDB no contexto tecnológico

Uso das tecnologias na escola: recursos dependentes e independentes

TV Escola

Rádio Escola

EAD

E-proinfo

Internet e sua diversidade: blogs, sites, lista de discussão, orkut, correio eletrônico, chat

Utilização de recursos diversos: TV, vídeos, DVD, datashow, slides, retro projetores, rádio, CD, livros, gibis, revistas, jornais, flanelógrafo, mural, quadro-de-pregas, quadro-de-giz, mapa, jogos, etc

Senso crítico: pensando melhor a educação

Autonomia e aprendizagens significativas

BIBLIOGRAFIA

Básica:

ALVES, Rubem. A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 7a ed. Campinas: Papirus, 2004.


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VALENTE, J. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp, 1996.


Complementar:

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